sábado, 9 de maio de 2009

Profissional de Marketing - o médico da sua empresa.

Dia 08 de maio foi dia do Profissional de Marketing.
Descrevo esse profissional como um médico que cuida da saúde das empresas.
Quando alguma empresa o procura, geralmente está com sintomas ou quer preveni-los.
A verdade deleita na existência de muitos equívocos quanto à atividade: profissional de marketing não é a pessoa que apenas divulga uma empresa, um produto ou serviço.
Precedente a isso, existem pesquisas, análises, estratégias, viabilidades de mercado e outras medidas necessárias para que se chegue a comunicação. Consiste em um processo contínuo elaborado dentro de um plano que obedece a etapas.
Similar a um tratamento de saúde, pode ser de curto, médio ou de longo prazo.

Portanto se você pretende um dia contratar um profissional de marketing, siga algumas regras:

1ª Esqueça o imediatismo. Marqueteiros não são milagreiros. É claro que existem estratégias emergenciais para acontecimentos que realmente são de emergência, MAS NÃO PARA CASOS TERMINAIS, que poderiam ser tratados nos sintomas.
2ª Dê o tempo que o profissional necessita para diagnóstico. Não fique pressionando na tentativa de querer que digam o quê você quer ouvir.
3ª Quando você vai ao seu médico de confiança, ele precisa de informações para o diagnóstico. Profissionais de marketing também. Subsidie o profissional de marketing de sua confiança com informações verdadeiras. Jamais oculte os fatos.
4ª Cuidado com "aquele profissional" cheio de promessas antes de qualquer análise. Talvez você pense que estará entregando a sua empresa nas mãos de um especialista, mas terá um atendimento digno do SUS. Analise antes.
5ª Médicos marcam revisões e marqueteiros reuniões. Não queira você retirar os pontos da sutura, após a cirurgia corporativa, que uma equipe de profissionais realizou em sua empresa.
6ª Médicos prescrevem remédios. Marqueteiros também. Mas utilizá-los depende do paciente. Não costumamos fazer aviãozinho nessa hora.
7ª Quanto se tratar da estética, não aja de modo imperativo impondo gostos pessoais. Dê as suas preferências, mas acredite no profissional. Muitas vezes uma fachada ou qualquer outra comunicação, nem agrade tanto a você, porém cumpre os preceitos de eficiência e eficácia inerentes a profissão.Nessa hora bom senso e consenso são fundamentais.

8ª Como um médico que tem a responsabilidade de primar pela vida e o bem estar, profissionais de marketing, primam pelo ciclo de vida de produtos, serviços e empresas, e também cobram por isso. Devem-se conciliar VALORES pelas partes: o justo VALOR cobrado, e o VALOR percebido pelo cliente.
9ª Ao final do processo diga: MUITO OBRIGADO... DOUTOR.

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